África

Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

Os raptos e sequestros de menores têm-se tornado acontecimentos cada vez mais frequentes na República da Nigéria. O mais recente acontecimento deu-se na madrugada de 27 de fevereiro do ano corrente, quando dezenas de homens armados invadiram o dormitório feminino da Escola Secundária de Ciências do Governo, na cidade de Jangebe, e raptaram 317 jovens.…

Ler Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

Guerra Civil na República Centro-Africana. Um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

Os ataques por parte de milícias armadas na República Centro-Africana (RCA) são já responsáveis por 80 mil refugiados e mais de 100 mil deslocados internos. As ofensivas surgiram como forma de contestação às mais recentes eleições presidenciais e legislativas, que ocorreram no dia 27 de dezembro, tendo a reeleição à primeira volta do Presidente Faustin-Archange…

Ler Guerra Civil na República Centro-Africana. Um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

Repressão de protestos mancha celebração da independência de Angola

No dia 11 de Novembro de 2020 a República de Angola celebrou 45 anos de independência do império colonial. Em honra da data o Presidente da república João Lourenço solenizou o acontecimento com a inauguração do hotel Intercontinental no Miramar de Luanda. O executivo celebrou a criação de postos de emprego providenciados pelo estabelecimento hoteleiro,…

Ler Repressão de protestos mancha celebração da independência de Angola

Cabo Delgado. Os ataques terroristas continuam em Moçambique

Em Moçambique, na região de Cabo Delgado, têm ocorrido ataques terroristas desde 2017, o motivo destes é ainda desconhecido e alvo de muita especulação. As violações dos direitos humanos têm aumentado exponencialmente no último ano. De acordo com a Amnistia Internacional, os ataques nos meses iniciais de 2020 tiveram um aumento de 300%, em comparação…

Ler Cabo Delgado. Os ataques terroristas continuam em Moçambique

Burkina Faso. Atentado à educação

O Burkina Faso, país situado na África subsariana, tem vindo a sofrer ataques terroristas constantes nos últimos anos, focando-se nas escolas do país. Este conflito já conta com mais de 900 mortos e 860 mil deslocados, apenas nos últimos 5 anos. Os ataques são levados acabo por milícias terroristas que aterrorizam os países daquela região.…

Ler Burkina Faso. Atentado à educação