África

Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

Os raptos e sequestros de menores têm-se tornado acontecimentos cada vez mais frequentes na República da Nigéria. O mais recente acontecimento deu-se na madrugada de 27 de fevereiro do ano corrente, quando dezenas de homens armados invadiram o dormitório feminino da Escola Secundária de Ciências do Governo, na cidade de Jangebe, e raptaram 317 jovens.…

Ler Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

A guerra civil na República Centro-Africana: um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

Os ataques por parte de milícias armadas na República Centro-Africana (RCA) são já responsáveis por 80 mil refugiados e mais de 100 mil deslocados internos. As ofensivas surgiram como forma de contestação às mais recentes eleições presidenciais e legislativas, que ocorreram no dia 27 de dezembro, tendo a reeleição à primeira volta do Presidente Faustin-Archange…

Ler A guerra civil na República Centro-Africana: um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

Repressão de protestos mancharam a celebração da independência de Angola

No dia 11 de Novembro de 2020 a República de Angola celebrou 45 anos de independência do império colonial. Em honra da data o Presidente da república João Lourenço solenizou o acontecimento com a inauguração do hotel Intercontinental no Miramar de Luanda. O executivo celebrou a criação de postos de emprego providenciados pelo estabelecimento hoteleiro,…

Ler Repressão de protestos mancharam a celebração da independência de Angola

Cabo Delgado: os ataques terroristas continuam em Moçambique

Em Moçambique, na região de Cabo Delgado, têm ocorrido ataques terroristas desde 2017, o motivo destes é ainda desconhecido e alvo de muita especulação. As violações dos direitos humanos têm aumentado exponencialmente no último ano. De acordo com a Amnistia Internacional, os ataques nos meses iniciais de 2020 tiveram um aumento de 300%, em comparação…

Ler Cabo Delgado: os ataques terroristas continuam em Moçambique

Burkina Faso: Atentado à educação

O Burkina Faso, país situado na África subsariana, tem vindo a sofrer ataques terroristas constantes nos últimos anos, focando-se nas escolas do país. Este conflito já conta com mais de 900 mortos e 860 mil deslocados, apenas nos últimos 5 anos. Os ataques são levados acabo por milícias terroristas que aterrorizam os países daquela região.…

Ler Burkina Faso: Atentado à educação