Américas

Massacre em Camargo provoca morte de migrantes a caminho dos Estados Unidos

19 corpos foram encontrados, baleados e queimados, no município de Camargo, no Estado mexicano de Tamaulipas, perto da fronteira com os Estados Unidos. O massacre causou novo debate no México sobre os perigos enfrentados pelos migrantes vindos de países empobrecidos da América Central, muitos dos quais sofrem abusos na jornada para norte. As mortes aconteceram…

Ler Massacre em Camargo provoca morte de migrantes a caminho dos Estados Unidos

QAnon. O fenómeno de radicalização massiva chegou ao Congresso

Eleita em novembro de 2020, com uma campanha baseada na QAnon, Marjorie Taylor Greene, representante do 14º distrito da Georgia, tomou posse a 3 de Janeiro de 2021 como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.          É este o novo fenómeno a permear a direita norte-americana, uma teoria da conspiração que idolatra Donald…

Ler QAnon. O fenómeno de radicalização massiva chegou ao Congresso

Black History Month. O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

O “Black History Month” é uma comemoração anual, celebrada durante o mês de Fevereiro nos Estados Unidos da América. A iniciativa surge em 1926, e foi uma criação do historiador Carter G. Woodson, através da “Association for the Study of African American Life and History” (ASALH), com o objetivo de relembrar personalidades e acontecimentos que…

Ler Black History Month. O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

A história sombria da esterilização A esterilização involuntária começou nos EUA, no início do século XX, através da “1907 Indiana Eugenics Law” que permitia procedimentos para infertilizar indivíduos com “traços indesejáveis”. Neste grupo incluíam-se deficientes, doentes mentais, pessoas com passado criminal e/ou de etnias específicas. De facto, foi esta lei que inspirou Hitler e o…

Ler Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

EUA. O segredo mal-escondido da esterilização forçada

A eugenética, conjunto de práticas com o intuito de melhorar a genética humana, através do controlo reprodutivo e seleção artificial, ganhou palco quando Adolf Hitler sonhou com a sociedade composta pela raça ariana, superior, pura. Contudo, décadas antes, os métodos já eram comuns nos Estados Unidos da América. O controlo reprodutivo tinha como alvo os…

Ler EUA. O segredo mal-escondido da esterilização forçada

Cultura de descredibilização legal da mulher no Brasil: o caso de Mariana Ferrer

Em setembro de 2020, André de Camargo Aranha, acusado de violar Mariana Ferrer, foi ilibado pela justiça brasileira. É mais um caso que se acrescenta à longa lista de descredibilização da palavra da mulher em processos de abusos sexuais no Brasil. Segundo a vítima, a violação remonta a dezembro de 2018, numa festa de abertura…

Ler Cultura de descredibilização legal da mulher no Brasil: o caso de Mariana Ferrer

A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

Os nativos americanos constituem, hoje, cerca de 1,6% da população dos Estados Unidos da América. Vindos da Eurásia, os antepassados dos atuais cidadãos americanos atravessaram Beringia, o atual Estreito de Bering, que une a Rússia aos Estados Unidos, para chegar a solo americano. O povo Clovis, do qual descendem 80% dos indígenas estadunidenses, pisou a…

Ler A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

O ‘genocídio’ aborígene no Canadá

Quando Justin Trudeau foi eleito primeiro-ministro do Canadá, em 2015, prometeu corrigir as graves injustiças cometidas pelo Estado à minoria aborígene. “O nosso objetivo”, disse, “é aceitar completamente as nossas responsabilidades e as nossas falhas, como governo e como sobreviventes”. O relatório “Reclaiming Power and Place”, divulgado em junho de 2019, estima que mais de…

Ler O ‘genocídio’ aborígene no Canadá

Exilados colombianos, as vítimas esquecidas do conflito armado

Começaram a atravessar a fronteira nos anos 60, devido ao conflito armado no seu país de origem, que, de acordo com o relatório do Centro Nacional Colombiano de Memória Histórica, já fez mais de 260 mil mortos, entre eles maioritariamente civis. Os números oficiais registam 400.000 colombianos com estatuto de refugiado fora das fronteiras do…

Ler Exilados colombianos, as vítimas esquecidas do conflito armado

Hotéis utilizados como centros de detenção de crianças migrantes

Os migrantes que tentam passar a fronteira e chegar aos Estados Unidos têm, usualmente, duas possibilidades. A primeira é apresentarem-se na fronteira e pedir asilo. Aqui começa um longo processo em que os migrantes têm de apresentar razões fundamentadas que demonstrem objetivamente o medo de regressar ao seu país de origem. A administração Trump, no…

Ler Hotéis utilizados como centros de detenção de crianças migrantes

Desflorestação da Amazónia: de um novo plano de proteção ambiental à violência contra indígenas

A desflorestação da Amazónia está a aumentar e o afastamento de quem apresenta esses valores também A desflorestação da Amazónia atingiu em junho de 2020 um recorde histórico, tendo aumentado 25% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o primeiro semestre de 2019, segundo dados avançados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Dias…

Ler Desflorestação da Amazónia: de um novo plano de proteção ambiental à violência contra indígenas

Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr

Em 2014 foi anunciado o plano para a construção de um oleoduto que iria atravessar os estados de Norte e Sul Dakota, Iowa e Illinois. Os municípios dos estados que seriam afetados pelo oleoduto reuniram-se para discutir o impacto que ele poderia ter e, desde início, vários habitantes se posicionaram contra a construção do mesmo.…

Ler Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr