Ásia

O problema da nutrição em Timor-Leste

O relatório “Análise Regional da Ásia e Pacífico sobre Segurança Alimentar e Nutrição 2020: Dietas Maternais e Infantis no Centro da Melhoria da Nutrição” concluiu que cerca de 40% da população timorense sofre de subnutrição. É o valor mais alto de todo o Sudeste Asiático e o segundo maior registado em todo o continente asiático, sendo apenas…

Ler O problema da nutrição em Timor-Leste

Rohingya: refugiados mobilizados forçadamente para ilha remota

O Bangladesh está, desde dezembro, a transportar milhares de refugiados rohingya para Bhasan Char, uma ilha remota e inabitada na Baía de Bengala, a horas de distância do continente. O governo afirma que se trata de uma estratégia para resolver a sobrelotação dos campos de refugiados de Cox’s Bazar, onde se encontra a maioria dos…

Ler Rohingya: refugiados mobilizados forçadamente para ilha remota

A luta contra a liberdade de expressão na Tailândia

O movimento pro-democracia na Tailândia expande-se nas redes sociais e na comunidade académica, mas encontra grandes entraves legislativos e constitucionais, que o Estado tailandês usa como forma de censura política e ideológica. O governo que tomou posse em 2014, através de um golpe militar liderado por Prayut Chan-o-cha, atual primeiro-ministro, tem sido alvo de críticas…

Ler A luta contra a liberdade de expressão na Tailândia

Refugiados Rohingya continuam em crise no Bangladesh

O Bangladesh abriga atualmente mais de um milhão de refugiados birmaneses, a maioria crianças, que fugiram à violência em Myanmar. As condições de vida dos refugiados da minoria Rohingya são pioradas pelo clima da região e pela falta de recursos médicos e tecnológicos. O acolhimento de refugiados no Bangladesh começou em 1977 com a perseguição…

Ler Refugiados Rohingya continuam em crise no Bangladesh

A quem pertence Caxemira?

A 5 de agosto de 2019, o Governo indiano revogou o Artigo 370 da sua Constituição e retirou ao Estado de Jammu e Caxemira (J&C) o estatuto especial que o tornava autónomo. Em seguida, enviou mais dez milhares de soldados para J&C, uma das zonas mais militarizadas do mundo, ordenou a saída de turistas e…

Ler A quem pertence Caxemira?

“Guerra às drogas” nas Filipinas traça caminho para violações de direitos humanos

Rodrigo Duterte foi jurado como Presidente das Filipinas a 30 de Junho de 2016. A sua plataforma política assenta numa campanha de guerra às drogas que já causou a morte de 12,000 filipinos. Como presidente da Câmara de Davao durante 22 anos, Duterte facilitou a perpetração de homicídios “extra-judiciais” de suspeitos de crimes e de…

Ler “Guerra às drogas” nas Filipinas traça caminho para violações de direitos humanos

China força controlo de natalidade na população Uighur em Xinjiang

O governo chinês está a forçar mulheres da minoria muçulmana Uighur em Xinjiang a submeterem-se a cirurgias de esterilização e a usar dispositivos intrauterinos com ameaça de internamento em campos de detenção, segundo um relatório de Adrian Zenz. A China nega as acusações, afirmando que não têm credibilidade. A pesquisa de Adrian Zenz baseou-se em…

Ler China força controlo de natalidade na população Uighur em Xinjiang

Hong Kong: Legislação sobre segurança nacional pode aumentar controlo da China sobre o território

O esboço de uma legislação que visa a segurança nacional em Hong Kong e que poderá ter impacto sobre a independência da Região Administrativa Especial foi submetida para deliberação durante o Congresso Nacional do Povo (CNP), que ocorreu de 18 a 20 de Junho em Pequim.

Ler Hong Kong: Legislação sobre segurança nacional pode aumentar controlo da China sobre o território