Código de Conduta

Democracia

Os membros d’A Sentinela aderem todos aos princípios e à defesa da democracia e das liberdades consequentes. Defende-se a liberdade dos media e do discurso na praça pública bem como o direito de resposta e de divergência de opiniões.

Exatidão e justiça

Os membros d’A Sentinela procuram executar o seu trabalho com o maior nível de rigor e exatidão possível, procurando uma representação justa, objetiva e exata dos factos trabalhados.

Fontes e Confirmação

A natureza exata do trabalho requer que as informações sejam sempre confirmadas com o maior número de fontes fidedignas possíveis. O trabalho feito neste projeto não deve ter por base fontes questionáveis, cabendo a cada membro confirmar as informações sempre que forem apresentadas como factos.

Plágio

Toda e qualquer informação inteira ou parcial, retirada de orgãos de comunicação social e/ou quaisquer outras fontes textuais e digitais, devem  ser devidamente identificadas e creditadas, sem falta. O plágio é inaceitável.

Identidade

As fontes pessoais devem ser apresentadas e contextualizadas sempre que possível. No entanto, o projeto como um todo reserva o direito de proteger a identidade de fontes em caso de necessidade.

Informação

Os membros comprometem-se a obter informações de forma honesta, aberta e direta, identificando-se sempre como parte do projeto.

Opinião

Os membros deverão distinguir individualmente a informação da opinião, como estipulado no estatuto editorial, reservando sempre a última para espaços adequados, não compremetendo a integridade do seu trabalho.

Assinatura

Os membros do projeto assinam as peças sob o seu próprio nome, carregando toda a responsabilidade pública e social sobre a sua pessoa.

Correção de erros

Qualquer necessidade de correção de material já publicado deve ser assumido publicamente pela pessoa responsável pela publicação.

Independência

O projeto funciona de forma independente de qualquer plataforma mainstream, instituição, partido ou ofício público. Os membros respondem apenas perante os códigos do projeto e a legislação do Estado português