Estados Unidos da América

QAnon. O fenómeno de radicalização massiva chegou ao Congresso

Eleita em novembro de 2020, com uma campanha baseada na QAnon, Marjorie Taylor Greene, representante do 14º distrito da Georgia, tomou posse a 3 de Janeiro de 2021 como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.          É este o novo fenómeno a permear a direita norte-americana, uma teoria da conspiração que idolatra Donald…

Ler QAnon. O fenómeno de radicalização massiva chegou ao Congresso

Black History Month. O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

O “Black History Month” é uma comemoração anual, celebrada durante o mês de Fevereiro nos Estados Unidos da América. A iniciativa surge em 1926, e foi uma criação do historiador Carter G. Woodson, através da “Association for the Study of African American Life and History” (ASALH), com o objetivo de relembrar personalidades e acontecimentos que…

Ler Black History Month. O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

A história sombria da esterilização A esterilização involuntária começou nos EUA, no início do século XX, através da “1907 Indiana Eugenics Law” que permitia procedimentos para infertilizar indivíduos com “traços indesejáveis”. Neste grupo incluíam-se deficientes, doentes mentais, pessoas com passado criminal e/ou de etnias específicas. De facto, foi esta lei que inspirou Hitler e o…

Ler Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

EUA. O segredo mal-escondido da esterilização forçada

A eugenética, conjunto de práticas com o intuito de melhorar a genética humana, através do controlo reprodutivo e seleção artificial, ganhou palco quando Adolf Hitler sonhou com a sociedade composta pela raça ariana, superior, pura. Contudo, décadas antes, os métodos já eram comuns nos Estados Unidos da América. O controlo reprodutivo tinha como alvo os…

Ler EUA. O segredo mal-escondido da esterilização forçada

A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

Os nativos americanos constituem, hoje, cerca de 1,6% da população dos Estados Unidos da América. Vindos da Eurásia, os antepassados dos atuais cidadãos americanos atravessaram Beringia, o atual Estreito de Bering, que une a Rússia aos Estados Unidos, para chegar a solo americano. O povo Clovis, do qual descendem 80% dos indígenas estadunidenses, pisou a…

Ler A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

Hotéis utilizados como centros de detenção de crianças migrantes

Os migrantes que tentam passar a fronteira e chegar aos Estados Unidos têm, usualmente, duas possibilidades. A primeira é apresentarem-se na fronteira e pedir asilo. Aqui começa um longo processo em que os migrantes têm de apresentar razões fundamentadas que demonstrem objetivamente o medo de regressar ao seu país de origem. A administração Trump, no…

Ler Hotéis utilizados como centros de detenção de crianças migrantes

Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr

Em 2014 foi anunciado o plano para a construção de um oleoduto que iria atravessar os estados de Norte e Sul Dakota, Iowa e Illinois. Os municípios dos estados que seriam afetados pelo oleoduto reuniram-se para discutir o impacto que ele poderia ter e, desde início, vários habitantes se posicionaram contra a construção do mesmo.…

Ler Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr