Europa

Violência doméstica em Portugal: são as mulheres ainda quem mais sofre

Os casos de vítimas de violência doméstica de 2020 contabilizados pelo Governo baixaram, na sua generalidade, mas a pandemia da COVID-19 e os consequentes confinamentos também potencializaram primeiras agressões entre quatro paredes. No ano passado, morreram 32 pessoas em contexto de violência doméstica, entre elas 27 mulheres, duas crianças e três homens, o que significa…

Ler Violência doméstica em Portugal: são as mulheres ainda quem mais sofre

Moria: Cinco meses após o incêndio, o pesadelo não terminou em Moria 2.0

A 9 de Setembro de 2020 ardeu Moria, o maior campo de refugiados europeu, na ilha grega de Lesbos. Milhares de refugiados e migrantes – cerca de 13 000 – foram realocados em Mavrovouni, num campo que tem sido alvo de críticas de organizações de defesa dos direitos humanos. A origem do incêndio permanece incerta,…

Ler Moria: Cinco meses após o incêndio, o pesadelo não terminou em Moria 2.0

A perseguição política continua na Bielorrússia

Nos passados meses tem sido muito relatado o período tenso que se tem vivido na Bielorrússia. Embora já não seja manchete diária nos media internacionais o desrespeito pela liberdade de expressão e participação física não acalmou. Os holofotes internacionais começaram a destacar a Bielorrússia quando a 10 de Agosto, face ao resultado das eleições presidenciais…

Ler A perseguição política continua na Bielorrússia

Polónia: O Ataque aos direitos LGBT

A Polónia tornou-se nos últimos anos um dos principais focos na Europa do crescimento de movimentos de extrema-direita que visam restringir os direitos de comunidades como a LGBT. Em 2015 o partido Prawo i Sprawiedliwość, PiS (Em Português: O Partido da Lei e Justiça) venceu as eleições Parlamentares com maioria absoluta usando como base uma retórica…

Ler Polónia: O Ataque aos direitos LGBT