Médio Oriente

Ocupação do bairro de Sheikh Jarrah reacende violência contra população palestiniana em Israel

No passado dia 2 de maio, autoridades israelitas deram ordens às famílias palestinianas residentes no bairro Sheikh Jarrah para que chegassem a um acordo para, gradualmente, evacuarem as suas casas. A posse das propriedades passa para cidadãos israelitas, que ocuparão a zona em questão, deixando seis famílias palestinianas desalojadas, numa decisão arbitrária de estender o…

Ler Ocupação do bairro de Sheikh Jarrah reacende violência contra população palestiniana em Israel

Protestos contra a austeridade no Líbano escalam em violência

Março viu as ruas de Beirute encheram-se novamente de protestos contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo. Convocados pelo partido comunista libanês, a população voltou a manifestar-se em várias cidades do país. A situação de insatisfação tem se vindo a agravar desde a grande explosão na capital, em Agosto do ano passado, que causou…

Ler Protestos contra a austeridade no Líbano escalam em violência

Tribunal Penal Internacional investiga crimes de guerra na fronteira entre Israel e Palestina

O Tribunal Penal Internacional (TPI) declarou a 5 de fevereiro ter jurisdição sobre alegados crimes de guerra cometidos pelo governo de Israel e grupos armados palestinianos na zona da Cisjordânia e Faixa de Gaza. A decisão veio após uma investigação de seis anos a crimes de guerra israelitas, nomeadamente durante os ataques a Gaza em…

Ler Tribunal Penal Internacional investiga crimes de guerra na fronteira entre Israel e Palestina

14 de setembro de 2020, uma data para relembrar ou apenas mais uma das infrutíferas iniciativas de paz no Oriente médio?

Os acordos de Abraão, realizados entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) e Bahrein, mediados pela Casa Branca, representam a normalização das relações (diplomáticas, comerciais, turísticas e cooperação em setores chave – energia, saúde, educação) entre o estado israelita e a potência sunita assim como o reino de Bahrein, em troca da promessa de…

Ler 14 de setembro de 2020, uma data para relembrar ou apenas mais uma das infrutíferas iniciativas de paz no Oriente médio?

A maior crise humanitária agrava-se em tempos de pandemia

O médio Oriente tem dentro si vários fatores de instabilidade: zonas cruciais para o mundo globalizado (Estreito de Ormuz, Canal do Suez) que atraem interesses de todos os cantos do mundo, divisões fronteiriças arbitrárias que originaram desequilíbrios étnicos sobre já complicadas divisões religiosas, assimetrias regionais (zonas densamente populadas com falta de recursos e zonas pouco…

Ler A maior crise humanitária agrava-se em tempos de pandemia