Regiões

Protestos contra a austeridade no Líbano escalam em violência

Março viu as ruas de Beirute encheram-se novamente de protestos contra as medidas de austeridade impostas pelo Governo. Convocados pelo partido comunista libanês, a população voltou a manifestar-se em várias cidades do país. A situação de insatisfação tem se vindo a agravar desde a grande explosão na capital, em Agosto do ano passado, que causou…

Ler Protestos contra a austeridade no Líbano escalam em violência

O desconforto de olhar para dentro: paralelos entre o ICE e o SEF e os seus mecanismos de violência sobre pessoas migrantes

Iris Marion Young, filósofa e cientista política estadunidense que se debruçou extensivamente sobre temas relacionados com justiça e o modo como movimentos sociais lutam pela sua transformação, criou uma teoria sobre a opressão legal e social de grupos marginalizados que é ainda hoje extremamente relevante, se bem que lamentavelmente esquecida. No meio da sua descrição…

Ler O desconforto de olhar para dentro: paralelos entre o ICE e o SEF e os seus mecanismos de violência sobre pessoas migrantes

Brutalidade Policial: uma perspetiva global

Leis internacionais de direitos humanos proíbem inequivocamente todas as formas de violência. Teoricamente defende-se que ninguém deve ser discriminado pelas forças policiais devido às suas características étnico-raciais, género, orientação sexual, religião, credo político, etc,… Temos todas o direito de estar seguras. A violência policial (utilização injustificada de violência por parte das forças policiais que é,…

Ler Brutalidade Policial: uma perspetiva global

Tribunal Penal Internacional investiga crimes de guerra na fronteira entre Israel e Palestina

O Tribunal Penal Internacional (TPI) declarou a 5 de fevereiro ter jurisdição sobre alegados crimes de guerra cometidos pelo governo de Israel e grupos armados palestinianos na zona da Cisjordânia e Faixa de Gaza. A decisão veio após uma investigação de seis anos a crimes de guerra israelitas, nomeadamente durante os ataques a Gaza em…

Ler Tribunal Penal Internacional investiga crimes de guerra na fronteira entre Israel e Palestina

Massacre em Camargo provoca morte de migrantes a caminho dos Estados Unidos

19 corpos foram encontrados, baleados e queimados, no município de Camargo, no Estado mexicano de Tamaulipas, perto da fronteira com os Estados Unidos. O massacre causou novo debate no México sobre os perigos enfrentados pelos migrantes vindos de países empobrecidos da América Central, muitos dos quais sofrem abusos na jornada para norte. As mortes aconteceram…

Ler Massacre em Camargo provoca morte de migrantes a caminho dos Estados Unidos

De acolher refugiados climáticos a fornecer comida: o novo uso de Kiribati à propriedade adquirida nas Ilhas Fiji

A Républica do Kiribati é um país da Oceânia composto por 33 ilhas e atóis – ilhas de corais que rodeiam uma lagoa interior – que albergam pouco mais de 100 mil habitantes. É também um dos países mais ameaçados pelas alterações climáticas, devido à subida do nível médio das águas do mar. Assim, de…

Ler De acolher refugiados climáticos a fornecer comida: o novo uso de Kiribati à propriedade adquirida nas Ilhas Fiji

Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

Os raptos e sequestros de menores têm-se tornado acontecimentos cada vez mais frequentes na República da Nigéria. O mais recente acontecimento deu-se na madrugada de 27 de fevereiro do ano corrente, quando dezenas de homens armados invadiram o dormitório feminino da Escola Secundária de Ciências do Governo, na cidade de Jangebe, e raptaram 317 jovens.…

Ler Quase 300 alunas raptadas no Noroeste da Nigéria

Violência doméstica em Portugal: são as mulheres ainda quem mais sofre

Os casos de vítimas de violência doméstica de 2020 contabilizados pelo Governo baixaram, na sua generalidade, mas a pandemia da COVID-19 e os consequentes confinamentos também potencializaram primeiras agressões entre quatro paredes. No ano passado, morreram 32 pessoas em contexto de violência doméstica, entre elas 27 mulheres, duas crianças e três homens, o que significa…

Ler Violência doméstica em Portugal: são as mulheres ainda quem mais sofre

QAnon: O fenómeno de radicalização massiva que chega ao Congresso

Eleita em novembro de 2020, com uma campanha baseada na QAnon, Marjorie Taylor Greene, representante do 14º distrito da Georgia, tomou posse a 3 de Janeiro de 2021 como membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.          É este o novo fenómeno a permear a direita norte-americana, uma teoria da conspiração que idolatra Donald…

Ler QAnon: O fenómeno de radicalização massiva que chega ao Congresso

“Black History Month”: O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

O “Black History Month” é uma comemoração anual, celebrada durante o mês de Fevereiro nos Estados Unidos da América. A iniciativa surge em 1926, e foi uma criação do historiador Carter G. Woodson, através da “Association for the Study of African American Life and History” (ASALH), com o objetivo de relembrar personalidades e acontecimentos que…

Ler “Black History Month”: O mês em que os EUA celebram a história afro-americana

Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

A história sombria da esterilização A esterilização involuntária começou nos EUA, no início do século XX, através da “1907 Indiana Eugenics Law” que permitia procedimentos para infertilizar indivíduos com “traços indesejáveis”. Neste grupo incluíam-se deficientes, doentes mentais, pessoas com passado criminal e/ou de etnias específicas. De facto, foi esta lei que inspirou Hitler e o…

Ler Esterilização feminina nos EUA: O caso das prisões

Moria: Cinco meses após o incêndio, o pesadelo não terminou em Moria 2.0

A 9 de Setembro de 2020 ardeu Moria, o maior campo de refugiados europeu, na ilha grega de Lesbos. Milhares de refugiados e migrantes – cerca de 13 000 – foram realocados em Mavrovouni, num campo que tem sido alvo de críticas de organizações de defesa dos direitos humanos. A origem do incêndio permanece incerta,…

Ler Moria: Cinco meses após o incêndio, o pesadelo não terminou em Moria 2.0

A guerra civil na República Centro-Africana: um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

Os ataques por parte de milícias armadas na República Centro-Africana (RCA) são já responsáveis por 80 mil refugiados e mais de 100 mil deslocados internos. As ofensivas surgiram como forma de contestação às mais recentes eleições presidenciais e legislativas, que ocorreram no dia 27 de dezembro, tendo a reeleição à primeira volta do Presidente Faustin-Archange…

Ler A guerra civil na República Centro-Africana: um regime governativo que se tornou na oposição rebelde, enquanto os antigos rebeldes tentam governar e reconstruir um país

O problema da nutrição em Timor-Leste

O relatório “Análise Regional da Ásia e Pacífico sobre Segurança Alimentar e Nutrição 2020: Dietas Maternais e Infantis no Centro da Melhoria da Nutrição” concluiu que cerca de 40% da população timorense sofre de subnutrição. É o valor mais alto de todo o Sudeste Asiático e o segundo maior registado em todo o continente asiático, sendo apenas…

Ler O problema da nutrição em Timor-Leste

Rohingya: refugiados mobilizados forçadamente para ilha remota

O Bangladesh está, desde dezembro, a transportar milhares de refugiados rohingya para Bhasan Char, uma ilha remota e inabitada na Baía de Bengala, a horas de distância do continente. O governo afirma que se trata de uma estratégia para resolver a sobrelotação dos campos de refugiados de Cox’s Bazar, onde se encontra a maioria dos…

Ler Rohingya: refugiados mobilizados forçadamente para ilha remota

Repressão de protestos mancharam a celebração da independência de Angola

No dia 11 de Novembro de 2020 a República de Angola celebrou 45 anos de independência do império colonial. Em honra da data o Presidente da república João Lourenço solenizou o acontecimento com a inauguração do hotel Intercontinental no Miramar de Luanda. O executivo celebrou a criação de postos de emprego providenciados pelo estabelecimento hoteleiro,…

Ler Repressão de protestos mancharam a celebração da independência de Angola

EUA: O segredo (mal-escondido) da esterilização forçada

A eugenética, conjunto de práticas com o intuito de melhorar a genética humana, através do controlo reprodutivo e seleção artificial, ganhou palco quando Adolf Hitler sonhou com a sociedade composta pela raça ariana, superior, pura. Contudo, décadas antes, os métodos já eram comuns nos Estados Unidos da América. O controlo reprodutivo tinha como alvo os…

Ler EUA: O segredo (mal-escondido) da esterilização forçada

Cabo Delgado: os ataques terroristas continuam em Moçambique

Em Moçambique, na região de Cabo Delgado, têm ocorrido ataques terroristas desde 2017, o motivo destes é ainda desconhecido e alvo de muita especulação. As violações dos direitos humanos têm aumentado exponencialmente no último ano. De acordo com a Amnistia Internacional, os ataques nos meses iniciais de 2020 tiveram um aumento de 300%, em comparação…

Ler Cabo Delgado: os ataques terroristas continuam em Moçambique

Cultura de descredibilização legal da mulher no Brasil: o caso de Mariana Ferrer

Em setembro de 2020, André de Camargo Aranha, acusado de violar Mariana Ferrer, foi ilibado pela justiça brasileira. É mais um caso que se acrescenta à longa lista de descredibilização da palavra da mulher em processos de abusos sexuais no Brasil. Segundo a vítima, a violação remonta a dezembro de 2018, numa festa de abertura…

Ler Cultura de descredibilização legal da mulher no Brasil: o caso de Mariana Ferrer

A perseguição política continua na Bielorrússia

Nos passados meses tem sido muito relatado o período tenso que se tem vivido na Bielorrússia. Embora já não seja manchete diária nos media internacionais o desrespeito pela liberdade de expressão e participação física não acalmou. Os holofotes internacionais começaram a destacar a Bielorrússia quando a 10 de Agosto, face ao resultado das eleições presidenciais…

Ler A perseguição política continua na Bielorrússia

A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

Os nativos americanos constituem, hoje, cerca de 1,6% da população dos Estados Unidos da América. Vindos da Eurásia, os antepassados dos atuais cidadãos americanos atravessaram Beringia, o atual Estreito de Bering, que une a Rússia aos Estados Unidos, para chegar a solo americano. O povo Clovis, do qual descendem 80% dos indígenas estadunidenses, pisou a…

Ler A luta secular dos indígenas americanos pela liberdade e identidade

O ‘genocídio’ aborígene no Canadá

Quando Justin Trudeau foi eleito primeiro-ministro do Canadá, em 2015, prometeu corrigir as graves injustiças cometidas pelo Estado à minoria aborígene. “O nosso objetivo”, disse, “é aceitar completamente as nossas responsabilidades e as nossas falhas, como governo e como sobreviventes”. O relatório “Reclaiming Power and Place”, divulgado em junho de 2019, estima que mais de…

Ler O ‘genocídio’ aborígene no Canadá

14 de setembro de 2020, uma data para relembrar ou apenas mais uma das infrutíferas iniciativas de paz no Oriente médio?

Os acordos de Abraão, realizados entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) e Bahrein, mediados pela Casa Branca, representam a normalização das relações (diplomáticas, comerciais, turísticas e cooperação em setores chave – energia, saúde, educação) entre o estado israelita e a potência sunita assim como o reino de Bahrein, em troca da promessa de…

Ler 14 de setembro de 2020, uma data para relembrar ou apenas mais uma das infrutíferas iniciativas de paz no Oriente médio?

Exilados colombianos: as vítimas esquecidas do conflito armado

Começaram a atravessar a fronteira nos anos 60, devido ao conflito armado no seu país de origem, que, de acordo com o relatório do Centro Nacional Colombiano de Memória Histórica, já fez mais de 260 mil mortos, entre eles maioritariamente civis. Os números oficiais registam 400.000 colombianos com estatuto de refugiado fora das fronteiras do…

Ler Exilados colombianos: as vítimas esquecidas do conflito armado

A luta contra a liberdade de expressão na Tailândia

O movimento pro-democracia na Tailândia expande-se nas redes sociais e na comunidade académica, mas encontra grandes entraves legislativos e constitucionais, que o Estado tailandês usa como forma de censura política e ideológica. O governo que tomou posse em 2014, através de um golpe militar liderado por Prayut Chan-o-cha, atual primeiro-ministro, tem sido alvo de críticas…

Ler A luta contra a liberdade de expressão na Tailândia

Hotéis utilizados como centro de detenção de crianças migrantes

Os migrantes que tentam passar a fronteira e chegar aos Estados Unidos têm, usualmente, duas possibilidades. A primeira é apresentarem-se na fronteira e pedir asilo. Aqui começa um longo processo em que os migrantes têm de apresentar razões fundamentadas que demonstrem objetivamente o medo de regressar ao seu país de origem. A administração Trump, no…

Ler Hotéis utilizados como centro de detenção de crianças migrantes

Refugiados Rohingya continuam em crise no Bangladesh

O Bangladesh abriga atualmente mais de um milhão de refugiados birmaneses, a maioria crianças, que fugiram à violência em Myanmar. As condições de vida dos refugiados da minoria Rohingya são pioradas pelo clima da região e pela falta de recursos médicos e tecnológicos. O acolhimento de refugiados no Bangladesh começou em 1977 com a perseguição…

Ler Refugiados Rohingya continuam em crise no Bangladesh

Desflorestação da Amazónia: de um novo plano de proteção ambiental à violência contra indígenas

A desflorestação da Amazónia está a aumentar e o afastamento de quem apresenta esses valores também A desflorestação da Amazónia atingiu em junho de 2020 um recorde histórico, tendo aumentado 25% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o primeiro semestre de 2019, segundo dados avançados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Dias…

Ler Desflorestação da Amazónia: de um novo plano de proteção ambiental à violência contra indígenas

Polónia: O Ataque aos direitos LGBT

A Polónia tornou-se nos últimos anos um dos principais focos na Europa do crescimento de movimentos de extrema-direita que visam restringir os direitos de comunidades como a LGBT. Em 2015 o partido Prawo i Sprawiedliwość, PiS (Em Português: O Partido da Lei e Justiça) venceu as eleições Parlamentares com maioria absoluta usando como base uma retórica…

Ler Polónia: O Ataque aos direitos LGBT

A quem pertence Caxemira?

A 5 de agosto de 2019, o Governo indiano revogou o Artigo 370 da sua Constituição e retirou ao Estado de Jammu e Caxemira (J&C) o estatuto especial que o tornava autónomo. Em seguida, enviou mais dez milhares de soldados para J&C, uma das zonas mais militarizadas do mundo, ordenou a saída de turistas e…

Ler A quem pertence Caxemira?

A maior crise humanitária agrava-se em tempos de pandemia

O médio Oriente tem dentro si vários fatores de instabilidade: zonas cruciais para o mundo globalizado (Estreito de Ormuz, Canal do Suez) que atraem interesses de todos os cantos do mundo, divisões fronteiriças arbitrárias que originaram desequilíbrios étnicos sobre já complicadas divisões religiosas, assimetrias regionais (zonas densamente populadas com falta de recursos e zonas pouco…

Ler A maior crise humanitária agrava-se em tempos de pandemia

Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr

Em 2014 foi anunciado o plano para a construção de um oleoduto que iria atravessar os estados de Norte e Sul Dakota, Iowa e Illinois. Os municípios dos estados que seriam afetados pelo oleoduto reuniram-se para discutir o impacto que ele poderia ter e, desde início, vários habitantes se posicionaram contra a construção do mesmo.…

Ler Três anos depois, no estado de Dakota, o crude continua a correr